Mudanças importante no meta robots para Snippets do Google

Mudanças importante no meta robots para Snippets do Google

O Google criou um novo conjunto de meta tags “robots”, que permite que os sites limitem a exibição de seus snippets nos resultados da pesquisa.

Com os meta tags “robots” recém lançados, você pode “dizer” coisas como: “eu não quero que você mostre mais de 200 caracteres do meu site na pesquisa” ou “não quero que você mostre imagens do meu site”.

Nada disso faz muito sentido ao meu ver. Por que alguém que realmente deseja otimizar os resultados de pesquisa do Google faria isso?

A lei francesa de direitos autorais

A França acaba de introduzir uma nova lei de direitos autorais que é a primeira implementação de um novo movimento de lei de direitos autorais na Europa.

Não sou advogado, mas segundo a lei, é necessário que os editores optem por exibir seus snippets, enquanto no passado você tinha que optar por não participar.

Acontece que você também pode usar esses novos recursos meta de robôs para ativar todos esses monitores.

Basicamente, use os meta “robots” para ativar a exibição do texto, vídeos e imagens do snippet.

Como essa lei francesa implementa a nova lei européia, é provável que as outras implementações dessa lei de direitos autorais na Europa exijam ação semelhante. Isso significaria que mais países precisariam participar se não quiserem perder seus snippets.

Mais opções para ajudar os sites a visualizar seu conteúdo na Pesquisa Google

O Google usa visualizações de conteúdo, incluindo trechos de texto e outras mídias, para ajudar as pessoas a decidir se um resultado é relevante para sua consulta.

O tipo de visualização mostrada depende de muitos fatores, incluindo o tipo de conteúdo que uma pessoa está procurando e o tipo de dispositivo em que a visualiza.

Por exemplo, se você procurar resultados de receitas no Google, poderá ver imagens em miniatura e classificações de usuários – coisas que podem ser mais úteis do que trechos de texto quando se trata de decidir o que você quer comer.

Como alternativa, ou talvez você esteja procurando um concerto por perto e possa conferir os eventos diretamente nos resultados da pesquisa. Isso é possível graças aos editores que marcam suas páginas com dados estruturados.

O Google gera automaticamente visualizações de forma a ajudar o usuário a entender por que os resultados mostrados são relevantes para a pesquisa e por que o usuário deseja visitar as páginas vinculadas.

Para tornar mais fácil para sites individuais definir quanto ou qual texto deve estar disponível para snippeting e até que ponto outras mídias devem ser incluídas em suas visualizações, agora o google está introduzindo várias novas configurações para webmasters.

Agora você deve informar o Google sobre suas preferências de snippet e visualização de conteúdo

Anteriormente, era possível apenas permitir ou não um snippet de texto. Agora, o Google está introduzindo um conjunto de métodos que permitem uma configuração mais detalhada do conteúdo de visualização mostrado para suas páginas.

Isso é feito através de dois tipos de novas configurações: um conjunto de meta tags de robôs e um atributo HTML.

Não deixe de ler: Novos modos para rel em links: nofollow, ugc e sponsored.

Usando as novas meta tags “robots”

A metatag robots é adicionada ao da página HTML ou especificada por meio do cabeçalho HTTP x-robots-tag. As metatags de robôs que abordam o conteúdo de visualização de uma página são:

<meta name="robots" content="nosnippet">

Essa é uma opção existente para especificar que você não deseja nenhum snippet de texto mostrado para esta página.

<meta name="robots" content="max: number">

Especifique um tamanho máximo de texto, em caracteres, de um snippet para sua página. Você deve informar um número inteiro.

<meta name="robots" content="max-video-preview: number">

Especifique uma duração máxima em segundos de uma visualização de vídeo animado. Você deve informar um número inteiro.

<meta name="robots" content="max-image-preview: setting">

Especifique um tamanho máximo de visualização da imagem a ser mostrado para as imagens nesta página, usando “none”, “standard” ou “large”.

Eles podem ser combinados, por exemplo:

<meta name="robots" content="max-snippet:50, max-image-preview:large">

As configurações de visualização dessas metatags entrarão em vigor em meados de outubro de 2019 e podem levar cerca de uma semana para a implantação global.

Usando o novo atributo HTML do data-nosnippet

Uma nova maneira de ajudar a limitar qual parte de uma página é elegível para exibição como um snippet é o atributo HTML “data-nosnippet” nos elementos span, div e section. Com isso, você pode impedir que parte de uma página HTML seja mostrada no snippet de texto na página.

Por exemplo:

<p><span data-nosnippet>Harry Houdini</span> is undoubtedly the most famous magician ever to live.</p>

O atributo HTML do data-nosnippet começará a afetar a apresentação nos produtos do Google ainda este ano.

Uma observação sobre resultados avançados e trechos em destaque

O conteúdo dos dados estruturados é elegível para exibição como resultados avançados na pesquisa. Esses tipos de resultados não estão de acordo com os limites declarados nas configurações de meta robôs acima, mas podem ser tratados com muito mais especificidade limitando ou modificando o conteúdo fornecido nos próprios dados estruturados.

Por exemplo, se uma receita for incluída nos dados estruturados, o conteúdo desses dados estruturados poderá ser apresentado em um carrossel de receitas nos resultados da pesquisa. Da mesma forma, se um evento é marcado com dados estruturados, ele pode ser apresentado como tal nos resultados da pesquisa.

Para limitar essa apresentação, um editor pode limitar a quantidade e o tipo de conteúdo nos dados estruturados.

Alguns recursos especiais da Pesquisa dependem da disponibilidade do conteúdo da visualização. Portanto, limitar as visualizações pode impedir que o conteúdo apareça nessas áreas.

Os trechos em destaque, por exemplo, exigem a exibição de um determinado número mínimo de caracteres. Isso pode variar de acordo com o idioma, e é por isso que não há um tamanho exato de snippets máximos que possamos fornecer para garantir a exibição nesse recurso.

Aqueles que não desejam que o conteúdo apareça como snippets em destaque podem experimentar comprimentos máximos de snippets inferiores. Aqueles que desejam uma maneira garantida de desativar os trechos em destaque devem usar o nosnippet.

Snippets no formato AMP

O formato AMP traz alguns benefícios, incluindo a elegibilidade para uma apresentação mais proeminente de imagens em miniatura nos resultados de pesquisa e no feed do Google Discover. Essas características foram mostradas para direcionar mais tráfego para os artigos dos editores.

No entanto, os editores que não desejam que o Google use imagens em miniatura maiores quando suas páginas AMP são apresentadas na pesquisa e no Discover podem usar as configurações de meta robôs acima para especificar a visualização máxima da imagem de “padrão” ou “nenhuma”.

Essas novas opções estão disponíveis para os proprietários de conteúdo em todo o mundo e operam da mesma forma para os resultados que exibimos globalmente. Esperamos que eles facilitem a otimização do valor que você obtém da Pesquisa e alcança suas metas de negócios.

Eu quero mudar esse valor meta dos robôs

Se você deseja alterar o valor meta dos robots, o Yoast SEO tem um filtro no código que permite alterar isso. Esse filtro é chamado wpseo_robots, se você quiser brincar com ele.

Você está usando o Yoast SEO?

Eu acho que é justo dizer que, se você usa o Yoast SEO para otimizar seus resultados de pesquisa, podemos assumir que é isso que você deseja.

Ao mesmo tempo, convém um controle mais granular sobre esses valores.

A versão do Yoast SEO que contém essa alteração será 12.2 e será lançado na próxima terça-feira, 1 de outubro.


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Luiz Eduardo

Infra @ Powertic, Rails Developer, Maintainer do Mautic Docker e do Saelos Docker, Revisor da Tradução do Mautic, Administrador da Comunidade Mautic Brasil.

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