Melhorando a pesquisa do Google por meio de dados estruturados

Melhorando a pesquisa do Google por meio de dados estruturados

Por muitos anos o Google vem recomendado o uso de dados estruturados em sites para permitir uma experiência de pesquisa mais rica.

Quando você adiciona marcações ao seu conteúdo, ajuda os mecanismos de pesquisa a entender os diferentes componentes de uma página.

Quando os sistemas do Google entendem sua página com mais clareza, a Pesquisa Google pode exibir conteúdo por meio dos recursos interessantes discutidos nesta postagem, o que pode melhorar a experiência do usuário e gerar mais tráfego.

O Google tem trabalhado muito para fornecer ferramentas para entender como seus websites são exibidos nos resultados da Pesquisa e se há problemas que podem ser corrigidos.

O que são dados estruturados?

Dados estruturados são uma forma comum de fornecer informações sobre uma página e seu conteúdo — recomendamos usar o vocabulário do schema.org para fazer isso.

O Google suporta três formatos diferentes de marcação na página:

  • JSON-LD (recomendado);
  • Microdata;
  • RDFa.

Diferentes recursos de pesquisa exigem diferentes tipos de dados estruturados — você pode aprender mais sobre isso em nossa galeria de pesquisa. A documentação para desenvolvedores do Google tem mais detalhes sobre os fundamentos de dados estruturados.

Veja o suporte ao schema.org anunciado pelo Yoast 11.

Os dados estruturados ajudam os sistemas do Google a entender seu conteúdo com mais precisão, o que significa que é melhor para os usuários, pois eles obterão resultados mais relevantes.

Se você implementar dados estruturados, suas páginas poderão se tornar elegíveis para exibição com uma aparência aprimorada nos resultados de pesquisa do Google.

Sites que usam dados estruturados estão tendo bons resultados

Ao longo dos anos, temos visto uma crescente adoção de dados estruturados no ecossistema do Google. Em geral, os resultados avançados ajudam os usuários a entender melhor como suas páginas são relevantes para suas pesquisas, o que se traduz em sucesso para websites.

Aqui estão alguns resultados que são exibidos em nossa galeria de estudos de caso:

  • Eventbrite alavancou dados estruturados de eventos e obteve um aumento de 100% no crescimento típico de tráfego YOY a partir da pesquisa.
  • Jobrapido foi integrado à experiência de trabalho na Pesquisa do Google e aumentou em 115% o tráfego orgânico, o aumento de 270% em novos registros de usuários do tráfego orgânico e a taxa de rejeição de 15% para visitantes do Google em páginas de emprego.
  • Rakuten usou a experiência de pesquisa de receita e viu um aumento de 2,7 vezes no tráfego dos mecanismos de pesquisa e um aumento de 1,5 vezes na duração da sessão.

Como usar dados estruturados?

Existem algumas maneiras pelas quais seu site pode se beneficiar de dados estruturados. Abaixo, discutimos alguns exemplos agrupados por diferentes tipos de metas: aumentar o reconhecimento da marca, destacar o conteúdo e destacar informações do produto.

Aumentar o reconhecimento da marca

Uma coisa que você pode fazer para promover sua marca com dados estruturados é aproveitar recursos como caixa de pesquisa de Logotipo, Empresa local e Sitelinks.

Além de adicionar dados estruturados, você deve verificar seu site para o Painel de conhecimento e reivindicar sua empresa no Google Meu Negócio.

Destaque o conteúdo

Se você publicar conteúdo na Web, há vários recursos que podem ajudar a promover seu conteúdo e atrair mais usuários, dependendo do seu setor.

Por exemplo: ArtigoBreadcrumbEventoJobPerguntas & RespostasRecipeReview e outros.

E você vai ficar de fora? Veja o anúncio oficial do Google.

Luiz Eduardo

Infra @ Powertic, Rails Developer, Maintainer do Mautic Docker e do Saelos Docker, Revisor da Tradução do Mautic, Administrador da Comunidade Mautic Brasil.
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